Segundo uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Embratur,a cidade que tem uma concentração maior na área de turismo de negócios é o Rio de Janeiro, que atraiu 33,2% dos executivos que passaram pelo país entre março a agosto. O dado contraria a falsa ideia de que a capital paulista concentra o turismo de negócios, principal atrativo de São Paulo quando o assunto é o mercado de turismo e lazer, mas que hospedou apenas 16,7% dos turistas de negócios no mesmo período.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Edmar Bull, os dados refletem a tendência de que os executivos buscam associar o ambiente de negócios com o lazer, o que faz do Rio de Janeiro a “porta de entrada” para o Brasil. “Entre ir para São Paulo ou para o Rio, com praias e várias outras atrações, vale muito mais a pena para estes executivos a segunda opção”, explicou Bull.

Ainda se baseando com a pesquisa, para 64,6% dos entrevistados o fato de um evento ter sido realizado no Brasil induziu positivamente na decisão de participar dele, o que revela um favoritismo do país como ambiente de negócios associado ao lazer. “O Brasil está com uma visibilidade melhor e por isso está sediando mais eventos e com um turismo de negócios optando cada vez mais pelo país”, destacou o executivo.

A pesquisa mostra também que o período de permanência destes turistas vai além do tempo médio de duração dos eventos, que é de cerca de três dias, com sete pernoites por pessoa em média. Segundo a analise feita pelo presidente da Abracorp “Existe uma tendência de que estes executivos busquem conciliar a agenda de negócios com a de lazer. Tanto é que o turista de negócios não está mais ficando apenas dois ou três dias no Brasil, mas chegando a até sete dias”.

Em relação à maior participação do Rio de Janeiro no mercado de turismo de negócios, o executivo avalia que a tendência é de que haja “uma pequena mudança” futuramente, já que o número de habitações na capital paulista é maior que no Rio, o que tornaria mais fácil a organização destes eventos corporativos. “Com certeza é mais fácil organizar um evento em São Paulo. Nós temos mais de 500 eventos por dia na cidade e você não vê esses eventos porque nós estamos preparados para isso”, ressaltou Bull.

Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/economia/2014-10-08/rio-de-janeiro-atrai-cada-vez-mais-o-turismo-de-negocios-e-desbanca-sp.html

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